top of page

Quem foi adorado em Apocalipse 5:14?

Uma das dúvidas que mais aparecem em debates entre trinitaristas e unitaristas é relativo a quem se adora no verso 14 de Revelação capítulo 5. Lá diz assim: “E toda criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e no mar, e todas as coisas neles, eu ouvi dizer: “Ao que está sentado no trono e ao Cordeiro seja a bênção, e a honra, e a glória, e o poderio para todo o sempre.” E as quatro criaturas viventes diziam: “Amém!” e os anciãos prostraram-se e adoraram.” Apocalipse 5:13,14

Os trinitaristas asseveram que nesse verso quem é adorado é o Senhor Jesus Cristo. Os unitaristas rebatem dizendo que em toda a bíblia a adoração é prestada somente ao Soberano Senhor Jeová. Ainda há um terceiro grupo, que diz que tanto Jeová, como Jesus é que são adorados. Biblicamente, é possível descobrir a quem se refere nesse verso? Sim amigo leitor, é possível sim.

Diferenciando Jeová de Jesus

“Imediatamente me vi tomado pelo Espírito, e diante de mim estava um trono no céu e nele estava assentado alguém. Cada um deles tinha seis asas e era cheio de olhos, tanto ao redor como por baixo das asas. Dia e noite repetem sem cessar: “Santo, santo, santo é o Senhor, o Deus todo-poderoso, que era, que é e que há de vir”. Toda vez que os seres viventes dão glória, honra e graças àquele que está assentado no trono e que vive para todo o sempre, os vinte e quatro anciãos se prostram diante daquele que está assentado no trono e adoram aquele que vive para todo o sempre. Eles lançam as suas coroas diante do trono, dizem: “Tu, Senhor e Deus nosso, és digno de receber a glória, a honra e o poder, porque criaste todas as coisas, e por tua vontade elas existem e foram criadas”. Apocalipse 4:2, 8-11

A quem se referem as expressões “assentado sobre o trono” e “aquele que vive para todo o sempre”? Jeová ou Jesus? Deixemos novamente que a bíblia responda.

“Então vi na mão direita daquele que está assentado no trono um livro em forma de rolo escrito de ambos os lados e selado com sete selos.Vi um anjo poderoso, proclamando em alta voz: “Quem é digno de romper os selos e de abrir o livro?" Apocalipse 5:1-2

Notemos que a aquele que está assentado sobre o trono carrega em sua mão direita um livro. Mas o anjo faz uma pergunta interessante: Quem seria a pessoa digna de abrir o livro e romper os seus selos?

Novamente a bíblia nos diz: “E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos. E olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro animais viventes e entre os anciãos um Cordeiro, como havendo sido morto, e tinha sete pontas e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra. E veio, e tomou o livro da destra do que estava assentado no trono”. Apocalipse 5:5-7

Quem é a pessoa que na bíblia é descrita como sendo um Cordeiro que foi morto, um leão da tribo de Judá? Creio que todos concordam, até mesmo trinitarianos, que essas descrições se aplicam ao Senhor Jesus Cristo.

Prestem atenção que Jesus é descrito como sendo uma pessoa diferente daquele que está sentado no trono. Jesus é a pessoa digna de tomar o livro da pessoa que está sentada sobre o trono. Obviamente, concordamos que a descrição no capítulo 4 de Revelação da pessoa que esta “sentada no trono” e “que vive para todo o sempre” só pode se referir ao pai de Jesus, o Senhor Jeová.

A quem se adora então?

“E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos. E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue nos compraste para Deus de toda a tribo, e língua, e povo, e nação; E para o nosso Deus nos fizeste reis e sacerdotes; e reinaremos sobre a terra. E olhei, e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais, e dos anciãos; e era o número deles milhões de milhões, e milhares de milhares, Que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças”. Apocalipse 5:8-12

Notem amigos, que Jesus está sendo elogiado pelos anjos, os quatros animais e pelos 24 anciãos. No relato diz que eles prostraram-se para Jesus, não no sentido de adoração, mas somente reconhecendo e dignificando Jesus por seus méritos. Está certa essa afirmação? Veremos que sim. Existem alguns detalhes muito importantes que veremos agora.

“E toda criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e no mar, e todas as coisas neles, eu ouvi dizer: “Ao que está sentado no trono e ao Cordeiro seja a bênção, e a honra, e a glória, e o poderio para todo o sempre.” E as quatro criaturas viventes diziam: “Amém!” e os anciãos prostraram-se e adoraram.” Apocalipse 5:13,14

Vejam amigos, as frases são praticamente iguais ao do verso 12, mas agora aparece a pessoa que está sentada sobre o trono, no caso o Soberano Senhor Jeová. É por isso que as criaturas prostraram-se E ADORARAM.

Nos versos de 8 a 12, menciona-se que para Jesus, os seres celestiais somente prostraram-se, reconhecendo sua autoridade. Mas nos versos 13 e 14, além de mencionar que eles se prostram, agora adoram também, fazendo assim uma distinção entre a posição de Jeová e Jesus.

Quer mais uma prova de que a pessoa adorada no verso 14 se trata de Jeová? Lembra-se que Jeová é descrito como aquele que está sentado no trono e QUE VIVE PARA TODO O SEMPRE? Veja agora como esse verso está traduzido na versão Almeida Corrigida, Revisada e Fiel.

"E os quatro animais diziam: Amém. E os vinte e quatro anciãos prostraram-se, e adoraram ao que vive para todo o sempre." Apocalipse 5:14

Notem que é bem explícito que se refere apenas a Jeová. Fica claro assim que a única pessoa digna de receber adoração na bíblia é Soberano Senhor Jeová. Isso está em harmonia com todo o restante das escrituras. Até o próprio Senhor Jesus sabe disso. É por isso que em várias ocasiões ele sempre citou as escrituras para defender esse ensino que é tão claro na bíblia, mas infelizmente as pessoas não querem enxergar.


"para que as pessoas saibam que tu, cujo nome é Jeová, somente tú és o altíssimo sobre toda a terra. (Salmos 83:18)
bottom of page