top of page

O que é politeísmo? Uma análise a respeito do Monoteísmo Cristão e Judaico

Antes de responder esta pergunta é importantíssimo que se saiba que o significado de “politeísmo” na mente da maioria das pessoas e até mesmo como o define vários dicionários, é "a crença em vários deuses". Tal definição é equivocada. Na verdade, “politeísmo” se refere a “crença e subsequente adoração ou aceitação de muitos deuses.”

Um politeísta “tolera a adoração de vários deuses”, como define certa fonte. E não raro, o politeísta adora a mais de uma deidade. Ao dizermos MONOteismo se referimos a quem adora apenas um só Deus. De maneira similar, ao dizermos POLIteísmo se referimos a pessoas que não somente acreditam mas adoram ou veneram “muitos”(POLI) deuses. (As definições se encontram no final do post).

Pesquisadores modernos e teólogos evangélicos em sua grande maioria, não estão cientes de que a palavra THEÓS ou “D/deus tem uma gama de aplicação semântica muito mais ampla. É necessário recomeçar no entendimento de definições básicas a fim de entender corretamente a implicação que a palavra “D/deus tem nos escritos sagrados. É evidente que o Antigo Israel acreditava numa multiplicidade de seres divinos, conforme nos revelam numerosos textos bíblicos. Após a libertação do Egito os próprios Israelitas cantavam conforme lemos em Exodo 15:11: “Quem é semelhante a tí entre os deuses ó Jeová ?”

Exodo 20:3 reconhece adicionalmente, que existem “outros deuses” que poderiam ser colocados em oposição a Jeová (IHVH) o Deus de Israel. Contudo, isso não sugere que o Israel antigo adorava a tais “deuses”. Até porque lemos em Deut. 6:14: “Não deveis andar seguindo outros deuses, quaisquer deuses dos povos que há ao redor de vós, (pois Jeová, teu Deus, no teu meio, é um Deus que exige devoção exclusiva,) para que não se acenda contra ti a ira de Jeová, teu Deus, e ele te tenha de aniquilar da superfície do solo.”

Isto está em harmonia com o texto escrito por Paulo sob inspiração …texto este que peço que prestem atenção na parte em destaque , o texto de 1 Cor. 8:5,6: “Pois, embora haja os que se chamem “deuses”, quer no céu, quer na terra, assim como há muitos “deuses” e muitos “senhores”…”

Quem seriam estes “deuses” que vivem no céus? O Salmo 8:5 claramente responde como sendo os anjos, devido sua posição elevada e o poder que possuem.

Nota do dono do site: (Além do grande poder que tem, os anjos são de natureza espiritual, ou seja, possuem corpo espiritual. Esta natureza é que chamamos de natureza divina (divindade), natureza essa compartilhada por todos os seres que habitam nos céus).

Os Judeus acreditavam que existiam vários deuses legítimos

Os Judeus ou Israelitas foram o povo pactuado de Jeová (IHVH) e como tal reconheciam que o termo “Deus/ deus” não era uma palavra específica para designar o Deus Todo Poderoso. Por exemplo, Moises foi chamado de “Deus/deus em Exodo 7:1. Devido a posição e poderes a ele delegado pelo Deus Todo Poderoso, Moisés foi considerado um “Deus/deus”. É bom relembrar que este detalhe de mencionarmos a palavra “Deus” com letras maiúsculas ou minúsculas é irrelevante para a nossa avaliação do ponto de vista filológico visto que em hebraico antigo e grego koine não se fazia diferenciação entre letras maiúsculas ou minúsculas. Portanto, se Moisés foi chamado de “Deus” em hebraico em Êxodo 7:1 isso implicava que ele possuía poderes ao seu dispor que o colocava em posição elevada em relação a seus contemporâneos.

Deus disse a Moisés neste verso: “Vê, eu te fiz Deus (Elohim: אֱלֹהִים) para Faraó, ao passo que Arão teu irmão te servirá de profeta”. A Tradução New American Standard Bible verteu essa passagem da seguinte maneira: “Vede, eu te faço Deus para Faraó, e teu irmão Arão será teu profeta”.

Por receber poder Divino e autoridade de Jeová (IHVH), Moisés foi chamado de “Deus” (hebraico: Elohim). Algumas páginas americanas debaixo do tema MONOTEÍSMO tem citado este texto de Exôdo 7:1 conforme vertido em algumas versões como dizendo “Vede eu te fiz semelhante a Deus” ….”eu te fiz igual a Deus” …ou ainda “Como se fosse Deus”. Traduções tem levado teólogos a dizer que a palavra “Deus” é usada de modo metafórico. De fato se fosse assim que os Mss da Bíblia hebraica tivesse usado a palavra “Deus” (Elohim) poderíamos até concordar.

Contudo, observamos que no Texto Massorético Hebraico o texto não reza …”VE eu te fiz igual a Deus” ou algo parecido a isso. O Texto diz que Moises foi feito “Deus”.

וַיֹּאמֶר יְהוָה אֶל-מֹשֶׁה, רְאֵה נְתַתִּיךָ אֱלֹהִים לְפַרְעֹה

Vaiomér Iehovah el Mosheh, Rê Netathikha Elohim Le Pharaó

“E Jeová disse a Moisés: Vê, eu te fiz Deus para Faraó…”

Era Moisés um falso Deus? Não, como vemos esta palavra tinha um significado diferente do uso atual em nosso século 21. Temos que reavaliar isso e comparar com as modernas escolas teológicas e veremos que houve um claro desvio do significado original deste termo.

O Salmo 82:1 se refere a Juízes humanos e os chama de deuses. Lemos que o Deus Todo Poderoso “preside na grande assembléia e julga entre os deuses…”

Salmo 82:6 prossegue na mesma linha…“Vós sois deuses e todos vós sois filhos do Altíssimo”

Também os anjos são chamados de “deuses” no Salmo 8:5. Observe como a New American Standard Bible verte este texto: “Contudo, Tu o fizeste um pouco menor do que Deus e o coroaste com glória e majestade.”

Neste texto é usada a palavra Deus que no texto massorético hebraico é Elohim (Deus ou deuses)

Claro que um homem não seria um “pouco menor que Deus”! É evidente que este texto usa a palavra Elohim ou “deuses” para se referir a anjos, visto que Versão Septuaginta traduziu assim:

“Tu fizestes deles menos que anjos e o coroastes com glória e honra”. LXX

Estes tradutores judeus primitivos que verteram do hebraico para a versão grega conhecida como SEPTUAGINTA entenderam que os anjos são Elohim ou deuses. Claramente assim como Moisés foi chamado de “Elohim” que significa “Deus” ou “deuses”.

Será que os anjos são deuses falsos ? É obvio que a palavra Elohim (Deus ou deuses em hebraico) equivalente da palavra Grega THEÓS tem uma aplicação mais ampla do que os modernos teólogos pintam em suas mentes.

O Apóstolo Paulo cita este Salmo em Hebreus 2:7 da seguinte maneira como podemos ver na Tradução New American Standard Bible: “Tu o fizeste um pouco menor do que os anjos, Tu o coroaste com glória e honra e o designastes sobre os trabalhos de suas mãos.”

Outra passagem escrita por Judeus monoteístas refletindo um entendimento judaico do significado e uso da palavra “Deus” (Elohim) pode ser encontrada no Manuscrito do Mar Morto, onde lemos: “E enalteça sua exaltação as alturas deuses das divindades majestosas. Pois ele é o Deus dos deuses. Cante com alegria aqueles dentre vós que desfrutais de seu conhecimento, com alegria entre os deuses maravilhosos. Louvai-o espíritos divinos, louvai para todo o sempre a principal cobertura das alturas. Os espíritos do Santo dos santos, os deuses viventes, os espíritos da santidade eterna.” (Os Rolos do Mar Morto. Os Textos de Qunran em Inglês. Editado por Florentino Garcia Martinez.)

Estes e outros inúmeros textos evidenciam que a palavra hebraica “Elohim” “Deus” ou “deuses” é aplicada pelos Judeus primitivos tanto em escritos da Bíblia Sagrada como escritos extra bíblicos como se referindo a deidades secundárias sem que isso comprometesse o monoteísmo judaico.

Observamos aqui que o monoteísmo judaico era a crença adoração de apenas um só Deus. Mas isso não impedia os Judeus de crerem que outros seres são também “poderosos” ou ELOHIM que é a idéia contida nesta palavra hebraica. O uso da palavra Theós em grego sendo o equivalente de Elohim por parte dos escritores do chamado Novo Testamento reflete o mesmo conceito judaico. (Em João 1:1; 20:28 e Hebreus 1:8)

Muitos teólogos e apologistas modernos negam a existência de outros chamados “deuses”. Contudo, os primitivos judeus não viam nisso uma contradição. Tais passagens possuem contextos explícitos, onde certos deuses são considerados, não negando, porém que outros podem ser “deuses” devido ao poder concedido pelo Deus Todo Poderoso.

Elohim (deus, deuses) é definido como sendo :

I.Deus, deus, deuses

II.governantes, juizes, anjos

III.Pl. intensivo – deus, deusa

http://www.biblicalheritage.org/Linguistic/HL/1-A/-elohiym.htm

Palavra: ELOHIM Segundo a definição do respeitado Brown Driver Briggs Léxico Hebraico –Inglês :

n.m.pl. (f.) pl. em numeros. a. governantes, juizes, quer como representantes divinos em lugares sagrados ou como referência a majestade divina e poder. b. divinos, super humanos seres incluindo Deus e anjos. c. anjos;

As Testemunhas de Jeová possuem o mesmo conceito destes primitivos escritores judeus inspirados que COINCIDE COM O RESPEITADO LÉXICO ACIMA. Adoram apenas UM SÓ DEUS. Todavia reconhecem que existem vários deuses. Seriam politeístas se adorassem vários deuses, o que não é o caso.

As Testemunhas de Jeová não são henoteístas visto que henoteístas reconhecem apenas um só Deus, mas não excluem a possibilidade de adorarem outros deuses. As Testemunhas de Jeová adoram exclusivamente a Jeová Deus e ninguém mais. Não aceitam o conceito de que a Bíblia ensina um politeísmo, antes acreditam que reconhecem que outros podem ser chamados deuses devido ao poder ou autoridade que possuem dado por Deus. Estes porém NÃO DEVEM SER ADORADOS.

Infelizmente muitas obras de referencia não definem corretamente o significado de “politeísmo” e não são poucas, causando ainda mais confusão na mente das pessoas. Ajudando a promover o conceito teológico atual que é um desvio do entendimento do que é o monoteísmo bíblico ou judaico-cristão. O conceito moderno é que existe apenas um Deus e que os outros deuses são deuses falsos. Isso é repetido todo tempo até mesmo em cantigas e ditados populares. Parece uma frase certa e é até agradável de se ouvir mas não reflete o que as Escrituras Sagradas ensinam.

“Politeísmo é a crença e adoração de muitos deuses”, o que certamente não se aplica as Testemunhas de Jeová.

Referências:

O que é Politeísmo ?

http://www.polytheism.net/

Politeistas “Toleravam todas as crenças” diz este site :

http://www.solidstatelight.com/polyorg/

Politeísmo é “A crença e consequente adoração de muitos deuses” diz estes sites:

http://www.newadvent.org/cathen/12223b.htm

http://www.answers.com/topic/polytheism

“Por definição monoteísmo é a crença e adoração a um único Deus. Politeísmo é, por definição, a crença e a adoração de muitos deuses e / ou deusas. Ambas as religiões politeístas e monoteístas têm existido durante milhares de anos.” FONTE: SIGNIFICADO DE POLITEÍSMO da Escritora e Estudiosa de História antiga Shelly Barclay


"para que as pessoas saibam que tu, cujo nome é Jeová, somente tú és o altíssimo sobre toda a terra. (Salmos 83:18)
bottom of page