top of page

As expressões “mim” e “nós” usadas por Deus são a favor ou contra a Trindade?

Um leitor do blog do apologista da verdade comentou:

"Tive um debate com um trinitarista, no qual ele alegou que a expressão “antes de mim não se formou nenhum Deus e depois de mim...” (Isaías 43:10) se referia à Divindade e não à posição, talvez querendo alegar que Jesus não poderia ser um deus (com “d” minúsculo) legitimo.

Agora eu te pergunto, apologista (se meu raciocínio estiver errado me corrija): Eles alegam que são três Pessoas "separadas, distintas", certo? Sendo cada elemento tão Deus como o outro.

Então poderíamos perguntar: Quem fez essa declaração em Isaías 43:10? Foi o Pai, o Filho ou o espirito santo? Se foi o Pai, então isso atesta contra a própria Trindade pois os outros dois não poderiam ser Deus, certo?

Se foram os três, então porque o texto não diz: “Antes de NÓS...?” Meu raciocínio faz sentido ou estou equivocado em algo, levando em conta o conceito trinitário?

Aguardo...."

Resposta do Apologista:

Sim, seu raciocínio ao meu ver está totalmente coerente.

Eles mesmos se valem do termo "nós" para argumentar a pluralidade de pessoas em um só Deus:

(Gênesis 1:26) “E Deus prosseguiu, dizendo: ‘Façamos [o] homem à nossa imagem, segundo a nossa semelhança, e tenham eles em sujeição os peixes do mar, e as criaturas voadoras dos céus, e os animais domésticos, e toda a terra, e todo animal movente que se move sobre a terra.’”

(Gênesis 3:22) “E Jeová Deus prosseguiu, dizendo: “Eis que o homem se tem tornado como um de nós, sabendo o que é bom e o que é mau, e agora, a fim de que não estenda a sua mão e tome realmente também [do fruto] da árvore da vida, e coma, e viva por tempo indefinido’ — ’”

(Gênesis 11:7) “Vamos! Desçamos e confundamos o seu idioma, para que não escutem o idioma um do outro.”

Acontece que Isaías 43:10 usa o pronome "mim", indicando a unidade de pessoa – uma só pessoa.

Do mesmo modo em Êxodo 20:3: "Não deves ter quaisquer outros deuses em oposição à minha pessoa ["diante de MIM", Almeida Corrigida; Atualizada; Revisada Fiel]"

Assim, somente UMA PESSOA é DEUS: Jeová, o Pai.

Desse modo, o argumento dos trinitaristas vai contra eles mesmos; e assim a cobra morde a própria cauda!


"para que as pessoas saibam que tu, cujo nome é Jeová, somente tú és o altíssimo sobre toda a terra. (Salmos 83:18)
bottom of page