top of page

O que significa o termo "primogênito" em Colossenses 1:15?

Col 1:15 diz assim sobre Jesus: "O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação" (Almeida Corrigida, Revisada e Fiel).

A palavra ”primogênito” em uma de suas definições pelo "The Expositor's Greek Testament" é definida da seguinte forma¹:

"Πρωτότοκος ("Prototokos" ) em seu sentido primário expressa prioridade temporal, e, em seguida, por conta dos privilégios do primogênito, ela ganha uma maior sensação de domínio. Muitos comentaristas acham que ambas as idéias estão presentes aqui."

A Concordância de Strong define assim essa palavra ²:

prototokos: primogênito

Palavra Original: πρωτότοκος, ον Parte do discurso: Adjective Transliteração: prototokos Ortografia fonética: (pro-tot ok'-os) Definição sucinta: primogênito Definição: primogênito, o mais velho.

AJUDA Estudos palavra

4416 prototokos (a partir de 4413 / protos ", a primeira, pré-eminente" e 5088 / tíktō, "levar adiante") - corretamente, primeiro no tempo (Mt 1:25; Lc 2, 7); daí, preeminente (Col 1:15; Ap 1, 5).

Sendo assim, a palavra primogênito (protótokos) tem tanto o sentido de "primeiro nascido" ou "primeiro filho" como também “mais importante/preeminente”.

Exemplos do primeiro sentido (primeiro nascido) são encontrados no Velho e no Novo Testamento em quase que em sua totalidade. Apenas pra citar um exemplo, 2 Crônicas 21:3 confirma isso, quando declara: “Seu pai [Jeosafá] lhes deu dádivas de prata, e de ouro, e de coisas seletas, junto com cidades fortificadas em Judá; mas o reino ele deu a Jeorão, pois era o primogênito.”

Agora vejamos exemplos do segundo sentido. Um belo exemplo citado pelos trinitários é o de Jacó, que se tornou mais preeminente que Esaú. Jacó se tornou "primogênito" ou mais preeminente que seu irmão. (Gên 25:29-34; He 12:16)

Outro exemplo citado por eles é o de Davi, que apesar de ser o filho mais novo, era o "primogênito" ou o mais preeminente que os demais. (Sal 89:20, 27) De qualquer forma, Davi foi o primeiro rei da linhagem messiânica.

Com essas informações, voltemos a Col 1:15. Em que sentido a palavra primogênito se aplica a Jesus? Primeiro filho ou preeminência? A resposta clara é: nos dois sentidos. Como assim?

Antes temos que deixar claro que pros trinitários o termo "primogênito" neste verso não quer dizer que Jesus é o primeiro filho criado de Jeová, mas sim que Jesus é preeminente sobre toda a criação porque é o Criador dela. Mas como afirmado acima, ela se aplica nos dois sentidos pra Jesus. A questão principal a ser discutida não é se Jesus é preeminente ou não. É óbvio que Jesus é preeminente, disso não há dúvidas.

Mas a questão é: Porque Jesus é preeminente? Vamos deixar a bíblia responder.

A bíblia é clara ao dizer que Jesus é preeminente porque é o primogênito da criação, ou o primeiro filho de Jeová. Hebreus 1:6 é claro ao dizer que Deus introduziu no mundo "o SEU primogênito". Portanto, Jesus é o primeiro filho criado de Jeová. Com isso concordam as palavras de Apocalipse 3:14 que diz que Jesus "é o princípio da criação de Deus".

Jesus é preeminente porque ele é o primeiro filho, e como primeiro filho, é mais preeminente do que os demais filhos, sendo o herdeiro de tudo e aquele que tem direito ao Reino. Sim, primogênitos são preeminentes, e sua preeminência vem do fato de serem os filhos mais velhos.

Só o fato de ser o primeiro filho de Jeová, o primogênito de toda a criação de Jeová, já garante pra Jesus STATUS por direito de primogenitura de ele ser preeminente sobre todas as outras criaturas. Jesus por ser o primogênito, ou primeiro filho, tem mais direito e mais primazia do que qualquer outro. Assim sendo, Col 1:15-17 mostra que a criação do universo foi um presente do Pai para o Filho, que é o herdeiro.

Segundo a lógica trinitária, que diz que Jesus é preeminente no 2º sentido apenas, teremos que admitir que alguém que não é Jesus foi a primeira criação de Jeová, sendo seu primeiro filho primogênito, mas Jesus foi feito "primogênito" no lugar deste outro, se tornando assim mais preeminente que este outro.

Assim, pensemos nas implicações de se negar que Jesus é a primeira criação de Deus! Não tem como fugir, só existem dois sentidos pra palavra primogênito na bíblia: ou é o primeiro filho nascido, ou então quando um outro filho que não é o primeiro assume os direitos do primeiro.

Então os trinitários tem duas escolhas: ou acreditam que Jesus é o primeiro filho criado de Jeová, e por isso tem primazia e é preeminente, ou acreditam que Jeová criou outro antes de Jesus, mas Jeová escolheu Jesus e fez ele ser mais preeminente que este outro. Em que vão acreditar tinitários? Na bíblia ou na tradição?

Referências:

OBS: O autor cita também em seus comentários que a palavra pode ter o significado apenas de "domínio" ou "soberania",ou seja, Cristo teria primazia ou seria preeminente porque é o governante sobre toda a criação e não que ele seria a primeira criatura. Essa parece ser a conclusão do autor e em apoio cita outros comentaristas bíblicos que dão suporte a essa conclusão. Mesmo assim o autor não é dogmático sobre o assunto e deixa a discussão em aberto ao dizer: "Se a palavra retém nada de seu significado original (prioridade temporal ou primeiro filho) aqui é duvidosa." - Comentários entre aspas é meu.

2) Concordância de Strong em http://biblehub.com/greek/4416.htm

OBS: Além da primeira definição de primogênito como sendo o mais velho, o link mostra que a palavra pode ter o significado de apenas "preeminência" (Greek Lexicon de Thayer), não necesseriamente se referindo ao filho mais velho.


"para que as pessoas saibam que tu, cujo nome é Jeová, somente tú és o altíssimo sobre toda a terra. (Salmos 83:18)
bottom of page