top of page

Jesus se chama Jeová baseado em João 17:11?

“Não estou mais no mundo, mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Santo Pai, vigia sobre eles por causa do teu nome, o nome que me deste, para que sejam um, assim como nós somos um.” – João 17:11.

Baseado neste versículo, muitos trinitários dizem que Jesus é Jeová, visto o texto diz que Jeová “deu” esse nome para seu Filho, da mesma forma que muitos pais humanos dão o seu mesmo nome para seu filho.

O objetivo desse artigo é analisar a expressão “me deste” em todo o capítulo 17 de João, e assim chegaremos à conclusão correta do texto.

Analisando o contexto

Antes de tudo, se fosse o caso de Jesus também se chamar Jeová, ainda sim não se provaria a Trindade. Muitos filhos de fato têm o mesmo nome de seu pai, mas isso não implica igualdade. Trinitários ainda teriam que provar que Jesus é eterno, onipotente e onisciente da mesma forma que o Pai Jeová é, ou seja, coiguais.

Mas, analisando todo o capítulo 17 de João, vemos que a expressão “me deste” é muito usada por Jesus e em todos os casos significa uma incumbência ou ordem recebida pelo Pai, Jeová, com um objetivo nobre.

Além do nome, Jesus diz que lhe foi dado por Jeová:

(1) Autoridade sobre as pessoas. João 17:2 diz: “Assim como lhe deste autoridade sobre todas as pessoas”.

(2) Homens. João 17:6 diz: “Tornei o teu nome conhecido aos homens que me deste do mundo.”

(3) Declarações. João 17:8 diz: “Porque eu lhes transmiti as declarações que me deste.”

(4) Glória. João 17:22 diz: “Eu lhes dei a glória que tu me deste.”

Conclusão 1: Jeová deu várias coisas para Jesus, além do nome. Todas essas coisas lhe foram dadas, ou seja, não era da alçada inerente do próprio Jesus. Por isso ele diz: “Agora eles sabem que todas as coisas que me deste vêm de ti.” – João 17:7.

Quais foram os objetivos de Jeová ao dar essas coisas pra Jesus? O Filho de Jeová explica:

“...para que ele dê vida eterna a todos aqueles que lhe deste”. – João 17:2.

“Tornei o teu nome conhecido aos homens que me deste do mundo... e eles obedeceram à tua palavra.” – João 17:6.

“… as aceitaram e certamente sabem que vim como teu representante, e acreditam que tu me enviaste.” – João 17:8.

“Assim como tu me enviaste ao mundo, eu também os enviei ao mundo.” – João 17:18.

“E eu me santifico em benefício deles, para que eles também sejam santificados por meio da verdade.” – João 17:19.

“Eu lhes dei a glória que tu me deste, a fim de que eles sejam um, assim como nós somos um.” – João 17:22.

Conclusão 2: Vemos assim que a expressão “me deste” nestes versos não implica em Jesus querer provar igualdade com Jeová, mas sim tem a ver com AS OBRAS A SEREM FEITAS por Jesus, obras essas dadas por Jeová a Jesus como ordem.

Tudo o que Jeová deu para Jesus, citado nos versos acima, foi em benefício da humanidade, visando à salvação do homem. Crendo que Jesus era o enviado de Jeová, os humanos poderiam depositar fé em Jesus e assim ter uma esperança de salvação.

Analisando a questão do nome recebido

Com esse entendimento, baseado no contexto do capítulo, agora vamos entender sobre o “nome” recebido por Jesus da parte de Jeová. A cristandade não entende que a vindicação e a soberania do nome de Jeová também é parte da vinda de Jesus à Terra. Cristo veio santificar, ou limpar, o nome de seu Pai aqui na terra.

Jeová Deus foi acusado por Satanás de ser um mau governante e que não cuida bem de seus filhos humanos, até mentindo para eles! (Gênesis 3:1-5) Jesus veio “com o nome” de seu Pai, ou com a incumbência de limpar o nome de seu Pai e provar sim que Jeová se importa com a humanidade, sendo o melhor Pai. Veja como Jesus esclarece o assunto:

“Tornei o teu nome conhecido aos homens que me deste do mundo. Eles eram teus, e tu os deste a mim, e eles obedeceram à tua palavra.” – João 17:6.

“Quando eu estava com eles, vigiava sobre eles por causa do teu nome, o nome que me deste; e eu os protegi, e nenhum deles foi perdido.” – João 17:12.

“Eu tornei o teu nome conhecido a eles, e o tornarei conhecido, para que o amor com que me amaste esteja neles, e eu em união com eles.” – João 17:26.

Conclusão 3: Assim como nos casos estudados acima, receber Jesus o nome de seu Pai significa a incumbência que Jesus recebeu de santificar e cuidar do nome de seu Pai, Jeová, da mesma forma que cuidou dos apóstolos recebidos, das declarações recebidas etc.

CONCLUSÃO FINAL

Entendemos que as coisas recebidas por Jesus têm a ver com as ordens que ele recebeu. Sendo assim, Jesus podia dizer com propriedade:

“Eu te glorifiquei na terra e terminei a obra que me deste para fazer.” – João 17:4.

Como Jesus se sentiu por ter obedecido ao Pai Jeová tão fielmente? Jesus responde:

“Mas agora eu vou para ti e estou falando essas coisas no mundo, para que eles sintam plenamente a minha alegria”. – João 17:15.

O antigo ditado que diz “texto sem contexto é pretexto para heresia” é justamente o que fazem os trinitários nesse verso ao afirmarem que Jesus é Jeová.


"para que as pessoas saibam que tu, cujo nome é Jeová, somente tú és o altíssimo sobre toda a terra. (Salmos 83:18)
bottom of page